+55 (11) 3285-6539

BLOG

9 dez 2015

Aprenda a gerenciar a sua carreira profissional na área de TI

Para quem não sabe, a área de TI (Tecnologia da Informação) pode ser definida como um conjunto de atividades e soluções que são providas por recursos computacionais, assim permitindo a obtenção, armazenamento, acesso, gerenciamento e o uso de todas as informações. Para ser mais claro, o profissional de TI é responsável por atividades e soluções realizadas através de recursos de computação.

O setor de TI está presente em várias empresas, órgãos públicos, escolas, bancos, ou qualquer lugar onde exista um tipo de infraestrutura tecnológica para auxiliar nas tarefas que podem ser simples – como armazenar notas de alunos – até as mais complexas, como transações financeiras pela rede com segurança. Não importa o tamanho do sistema, um profissional de TI é cada vez mais necessário, e por isso a área de tecnologia da informação é uma das que mais vem crescendo no mundo e principalmente no Brasil, onde foram abertas mais de 49 mil novas vagas nos últimos anos. Confira os tópicos abaixo e saiba como gerenciar a sua carreira como um profissional na área de TI.

Quais as áreas de atuação do profissional de TI?

Há algum tempo era muito comum se deparar com profissionais de TI que eram um “faz tudo”. Mas, com o crescimento da tecnologia foi surgindo à necessidade da setorização dos profissionais, ou seja, o profissional deve se especializar em uma área em questão. As principais áreas de atuação da tecnologia da informação são:

  • Administrador de Banco de Dados: profissional responsável pelo gerenciamento, atualização e monitoramento do centro das informações de um sistema;
  • Analista de Redes: responsável pelo gerenciamento da rede local, além dos recursos computacionais que estão diretamente ligados à rede;
  • Analista de Segurança: profissional responsável pela segurança da rede, ou seja, faz o monitoramento de tentativas de invasão, uso indevido das redes e além de definir e também manter as regras e o uso de todos os recursos computacionais da empresa;
  • Analista de Sistemas: também conhecido como Sistematizador de Informações, é o responsável pelo estudo dos processos computacionais que tem como finalidade encontrar o melhor caminho para que a informação virtual possa ser processada;
  • Analista de suporte: este é o profissional de TI que é especialista em tecnologias, assim deve estar constantemente atualizado com todas as novidades no universo Hardware e Software;
  • Programador de Web: programadores de web desenvolvem sites, portais, blogs, fóruns, e aplicativos voltados para o ambiente da internet;
  • Programador: profissional responsável pelo desenvolvimento e/ou manutenção de software em um grande sistema de mainframe.

Dicas para gerenciar a carreira do profissional de TI

Para conseguir ingressar no mercado de trabalho ou mesmo melhorar a sua posição dentro de uma empresa, é preciso muito esforço e sem dúvidas muito conhecimento. Foi pensando nisso que separamos as melhores dicas para que o profissional de TI possa gerenciar a sua carreira:

Conheça as áreas em que o TI pode ser aplicado

A tecnologia da informação pode ser utilizada em várias áreas, assim ampliando as possibilidades de um profissional de TI. Além disso, esse cenário também cria oportunidades para aliar outros conhecimentos específicos nas áreas de interesse do candidato. Por exemplo: é possível trabalhar na área de esportes, criando programas que simulam as estratégias de competição. Lembre-se de que as possibilidades são grandes, basta conhecer e se identificar com uma área e criar soluções e oportunidades para deixá-la ainda melhor.

Corra atrás de uma certificação oficial

Saiba que apenas o curso superior já não é mais suficiente, então se deseja uma colocação de destaque no mercado de trabalho é necessário adquirir e comprovar os seus conhecimentos por meio de certificações oficiais em ITIL, COBIT, ISO 20000, ISO 27001, SOX, BSC e BPM, por exemplo, e cursos oficiais de gestão como a especialização em EXIN, APMG e DRI. Também existe a possibilidade de aprofundamento em uma área específica através de uma pós-graduação, sempre demonstrando a vontade por buscar mais conhecimento e a capacidade de evolução do profissional.

É importante estar sempre atualizado

Mesmo que já o candidato já tenha as mais diversas certificações e esteja atuando no mercado de trabalho, é preciso estar sempre por dentro das últimas novidades da tecnologia para buscar formas de deixar o trabalho mais eficiente e encontrar novas soluções. O mercado tecnológico é muito dinâmico e em questão de meses ou dias, muitas coisa podem mudar.

Seja sempre proativo

Ser proativo é agir antecipadamente para prevenir erros e aproveitar oportunidades. Um bom profissional de TI deve sempre antecipar os problemas, colocar-se à disposição a trabalhar e a colaborar com novos projetos, e aproveitar seus conhecimentos sempre atualizados para empurrar o time e a empresa para frente.

Quer se diferenciar no mercado e se tornar um profissional mais qualificado? Conheça nossos cursos e certificações.